Município de Santo André, estado de São Paulo (SP)

Santo André é um município brasileiro localizado no estado de São Paulo, na Região Metropolitana de São Paulo, integrando um grupo de municípios conhecidos como Região do Grande ABC.



Mais sobre :


Mais longa partida de futebol
Município Santo André
Unidade federativa SP  (26 )
DDD 11
Estado São Paulo
Cep Inicial 9.000-000
Cep Final 9.299-999
Latitude -23,6500
Longitude -46,5300
Altitude 755
Area KM² 175,2
Codigo Correios 9625
Codigo IBGE 354780
Censo Demográfico IBGE
Ano Masc Fem Total % Var.
1996 305044 320520 625564  
2007     667891 6,76 %
2010        
História

O nome da cidade remonta à antiga vila de Santo André da Borda do Campo, que existira na região do Grande ABC. Esta vila fora fundada por João Ramalho, que se uniu à índia Bartira, filha do cacique Tibiriçá, da tribo dos Guaianases. Em 8 de abril de 1553, o seu pedido de transformar a região em que vivia em Vila foi atendido pelo governador-geral Tomé de Sousa.

Em 1558, Ramalho passou a governar a vila como alcaide-mor. Em 1560, devido às rivalidades entre os padres jesuítas de Piratininga e o alcaide, além dos conflitos com os povos indígenas da Confederação dos Tamoios, o governador-geral Mem de Sá decidiu extinguir o povoado ramalhense, transferindo seus moradores para a Vila de São Paulo existente nos campos de Piratininga, junto ao Pátio do Colégio.

Em 1889 foi instalado o município de São Bernardo, que incluía o território do atualmente denominado Grande ABC, que corresponde a Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O nome Santo André só ressurgiu em 1910, com a criação de um distrito às margens da São Paulo Railway ou Estrada de Ferro Santos Jundiaí. Nesta época, a região constituía o bairro da estação, do município de São Bernardo.

Demografia

Grande parte da população da cidade descende de imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, japoneses e alemães. Mas não se deve desconsiderar a história paulista anterior à imigração, com formação de origens portuguesa, indígena e africana.

Ainda, desde a década de 1960, o fluxo migratório de pessoas de outros estados para a cidade aumentou bastante. Estima-se que, atualmente, cerca de 20% da população de Santo André não seja paulista. Baianos, mineiros e paranaenses são os migrantes mais numerosos.

Geografia

Santo André situa-se a uma altitude média de 760 metros.

O clima da cidade, como em toda a Região Metropolitana de São Paulo é o subtropical. Verão pouco quente e chuvoso. Inverno ameno e subseco. A média de temperatura anual gira em torno dos 20Cº, sendo o mês mais frio Julho (Média de 15ºC) e o mais quente Fevereiro (Média de 23ºC). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1300 mm.

Economia

Como ocorreu com a maior parte dos municípios do ABC Paulista, região à qual a cidade de Santo André é integrante, a partir da segunda metade dos anos 1980, a economia da região que era marcada pela indústria metalúrgica, começou a enfrentar outra realidade. Com a "guerra fiscal", principalmente promovida por cidades do interior paulista, que ofereciam terrenos praticamente de graça e tributos bem menores, muitas empresas metalúrgicas começaram a sair da cidade. A maior parte destas empresas de Santo André produzia componentes para montadoras automobilísticas da região, como a Volkswagen, a Scania, Ford, Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, e General Motors, em São Caetano do Sul.

Além do setor de autopeças, os de componentes para refrigeração, eletroletrônicos, e produtos de borracha, como pneus, também formavam a característica industrial de Santo André. Mas o cenário econômico de Santo André, que se baseava na indústria, mudou bastante. Outros fatores, além da guerra fiscal, também fizeram com que este cenário mudasse: mão de obra mais barata em cidades do interior e mudança no perfil de consumo merecem destaque na análise da mudança do comportamento econômico de Santo André.

A partir dos anos 1990, o setor de comércio e serviços começou a crescer e ser opção para o crescente desemprego na região, no período transitório da indústria para o setor de serviços. Vários galpões de fábricas tradicionais se transformaram em shopping centers, lojas de automóveis e até mesmo grandes templos de igrejas evangélicas. Exemplos são o terreno da Black & Decker, que atualmente é o Shopping ABC Plaza, na avenida Industrial, Bairro Jardim; onde era a empresa metalúrgica Festo, hoje é o supermercado Coop, na Avenida Pereira Barreto, Vila Gilda; o terreno antes ocupado pela KS Pistões, também na Avenida Pereira Barreto, Bairro Paraíso, hoje é um conjunto residencial de classe média, entre outros vários exemplos.

Uma maior abertura econômica ao capital externo, iniciada no governo de Fernando Collor de Mello e intensificada no governo de Fernando Henrique Cardoso, também contribuiu para a mudança do cenário econômico de Santo André e do ABC Paulista. Era mais vantajoso para grandes empresas e para o consumidor comum optar por produtos estrangeiros. Assim, muitas empresas metalúrgicas de componentes viram os lucros caírem vertiginosamente.

Perfil criminal

Santo André possui seis distritos policiais e é servido por dois batalhões de Polícia Militar, com várias companhias. De acordo com levantamento da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, em 2005, os delitos mais registrados em Santo André são assaltos, roubo e furto de veículos, sequestro relâmpago e sequestros. A região do ABC Paulista, entre 2001 e 2003, quando o número de sequestros assustou a Polícia Civil de São Paulo abrigava uma boa parte de cativeiros, só perdendo para a zona Sul da capital paulista. O número de roubos de furto de veículos ainda assusta, tanto é que o seguro de um carro popular registrado em Santo André é mais caro que o seguro registrado em outras regiões de São Paulo. O desemprego e a necessidade de um efetivo policial maior são apontados como motivos para a violência que ainda preocupa Santo André e outras cidades de dimensões semelhantes.

Lazer e espetáculos

Santo André ainda possui uma carência da expansão das áreas de lazer e recreação. Mas há várias casas de espetáculos, clubes particulares, parques públicos e o Centro Histórico e Ecológico de Paranapiacaba.

Quanto aos espetáculos e eventos culturais, renomadas bandas e artistas nacionais e internacionais se apresentaram nas casas noturnas da cidade. Deep Purple tocou no Clube Atlético Aramaçã em 1997, enquanto os Ramones tocaram duas vezes neste mesmo local. Há ainda a Concha Acústica da Praça do Carmo e o Saguão do Teatro Municipal que recebem regularmente grandes bandas nacionais e festivais gratuitos, além de exposições renomadas de artes plásticas.

Para o turismo histórico, além do Museu Municipal e da Casa do Olhar, na região central de Santo André, uma opção é a Vila de Paranapiacaba. No Museu Ferroviário é possível saber da história do crescimento do estado de São Paulo através dos trilhos da SPR - São Paulo Railway, que ligam Santos, no litoral paulista, a Jundiaí, no interior do Estado. A época era a do café e da imigração, principalmente da Europa. A Vila de Paranapiacaba, com construções tipicamente inglesas, foi criada para ser uma vila de ferroviários. Além das exuberantes construções de madeira de lei, é possível conferir o sistema funicular de tração de trens do século retrasado e máquinas e composições em exposição, como o Locobreque. Há histórias de personagens simples, que através de atos heróicos em meio às dificuldades da época chegaram a salbvar centenas de vidas. Em Paranapiacaba, também é possível realizar turismo ecológico, através das trilhas em meio à Mata Atlântica preservada, que reservam paisagens não comuns ao meio urbano, como cachoeiras, animais em extinção e vegetação nativa.

Já quem gosta de caminhadas e parques, opções são o Parque Celso Daniel, na Avenida Dom Pedro II, no Bairro Jardim, e o Parque Central, na Rua Gamboa, no bairro Paraíso. O Parque Prefeito Celso Daniel era uma chácara pertencente à empresa General Eletric. Encampada pela administração municipal, a chácara chamou-se Parque Duque de Caxias e depois Parque Prefeito Celso Daniel em homenagem ao prefeito assassinado em janeiro de 2002. Possui pistas para caminhadas, lagos com peixes, quadras poliesportivas e uma atração especial: uma figueira enorme com mais de 150 anos.

O Parque Central era um terreno muito extenso pertencente à Rede Ferroviária Federal e depois à Light, antiga companhia de energia elétrica do estado de São Paulo. Milhares de árvores, garças e outras aves, cinco lagos com peixes, pistas para caminhadas, ciclovias, parque de diversões para as crianças, espaço para aeromodelismo e uma concha acústica para espetáculos musicais são o destaque do parque.

Para as crianças, há também o Parque Regional da Criança "Palhaço Estremilique", na região da Avenida Itamarati, no segundo subdistrito de Santo André. O local conta com brinquedos para várias idades e disponibiliza cursos da EMIA (Escola de Música e Iniciação Artística) e do Projeto Guri, gratuitos para menores.

Muitos dos antigos salões de cinema em Santo André se transformaram em igrejas evangélicas ou foram demolidos para estacionamentos e mercados. Os cinemas agora ficam por conta dos shoppings. O Shopping ABC Plaza, na Avenida Industrial, e Shopping ABC, nas antigas instalações do Mappin, na Avenida Pereira Barreto, no bairro Paraíso, possuem dezenas de salas de exibição.

A cidade também conta com pequenos clubes esportivos particulares e temáticos, como o Clube de Portugal do Grande ABC, no bairro Paraíso.

Em relação ao esporte, a cidade conta atualmente com o Esporte Clube Santo André, fundado em 1967. O clube atualmente disputa a Série A-2 do Campeonato Paulista e a Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol. A maior conquista do clube foi a Copa do Brasil de 2004. Nos anos 1980, outro esporte se consagrou em Santo André, o voleibol com o antigo time da Pirelli onde surgiram grandes estrelas do esporte nacional.

A música também é um lazer na cidade acompanhada por um grande números de jovens ou até adultos que formam suas bandas e apresentam-se em festivais organizados por estúdios em bares no Bairro Jardim e no centro da cidade.

A cidade conta ainda com uma associação voltada ao estudo e à divulgação das espécies vegetais da família das orquídeas, a Sociedade Orquidófila de Santo André - SOSA. Fundada em 1° de maio de 1956, foi reconhecida como de utilidade pública pela Prefeitura Municipal em 1982 e é a principal organizadora do Festival de Flores de Santo André, que faz parte do calendário de festividades em comemoração ao aniversário da cidade.

Fonte: wikipedia

Ver o mapa e satélite da cidade de Santo André, em tela cheia ...

Municipios Próximos

São Bernardo do Campo - SP | Dist. linha reta: Km.
São Caetano do Sul - SP | Dist. linha reta: Km.
Mauá - SP | Dist. linha reta: Km.
Diadema - SP | Dist. linha reta: Km.
Ribeirão Pires - SP | Dist. linha reta: Km.
Guarulhos - SP | Dist. linha reta: Km.
São Paulo - SP | Dist. linha reta: Km.
Rio Grande da Serra - SP | Dist. linha reta: Km.
Ferraz de Vasconcelos - SP | Dist. linha reta: Km.
Taboão da Serra - SP | Dist. linha reta: Km.
Biritiba-Mirim - SP | Dist. linha reta: Km.
Piracaia - SP | Dist. linha reta: Km.
Poá - SP | Dist. linha reta: Km.
Embu - SP | Dist. linha reta: Km.
Suzano - SP | Dist. linha reta: Km.
Cubatão - SP | Dist. linha reta: Km.
Itapecerica da Serra - SP | Dist. linha reta: Km.
Itaquaquecetuba - SP | Dist. linha reta: Km.
Mairiporã - SP | Dist. linha reta: Km.
Osasco - SP | Dist. linha reta: Km.
Cotia - SP | Dist. linha reta: Km.
Embu-Guaçu - SP | Dist. linha reta: Km.
Carapicuíba - SP | Dist. linha reta: Km.
São Vicente - SP | Dist. linha reta: Km.
Mogi das Cruzes - SP | Dist. linha reta: Km.
Guararema - SP | Dist. linha reta: Km.
Barueri - SP | Dist. linha reta: Km.
Praia Grande - SP | Dist. linha reta: Km.
Arujá - SP | Dist. linha reta: Km.
Caieiras - SP | Dist. linha reta: Km.

Bairros

Bairros da cidadeCep inicialCep final
Acampamento Anchieta (Blocos C e D) 9.165-000 9.165-199
Bangú 9.280-540 9.280-709
Bela Vista
Campestre 9.070-200 9.080-899
Capuava 9.270-160 9.270-160
Casa Branca 9.015-311 9.020-020
Casas Populares 9.210-790 9.210-830
Cata Preta 9.139-000 9.139-899
Centreville 9.120-005 9.120-405
Centro 9.010-000 9.210-570
Chácara Carreiras 9.150-400 9.150-430
Chácara Engenho da Serra 9.161-400 9.161-899
Cidade Recreio da Borda do Campo 9.134-010 9.134-740
Cidade São Jorge 9.111-410 9.113-899
Colônia dos Pescadores 9.165-200 9.165-270
Condomínio Maracanã 9.120-410 9.131-899
Conjunto Dona Beatriz 9.260-780 9.260-780
Conjunto Habit. Avenida dos Estados
Conjunto Residencial Jardim do Estádio 9.180-999 9.180-999
Conjunto Residencial Planeta 9.230-290 9.230-511
Estação 9.150-300 9.150-320
Estância Rio Grande 9.153-015 9.153-250
Jardim 9.070-210 9.090-999
Jardim Aclimação 9.170-720 9.171-580
Jardim Águia de Ouro
Jardim Alteza 9.161-300 9.161-399
Jardim Alvorada 9.180-070 9.180-520
Jardim Alzira Franco 9.271-415 9.290-399
Jardim Ana Maria 9.260-320 9.260-710
Jardim Bela Vista 9.040-270 9.041-440
Jardim Bom Pastor 9.051-300 9.051-600
Jardim Cambuí 9.185-010 9.185-720
Jardim Carla
Jardim Cipreste 9.171-825 9.171-899
Jardim Clube de Campo 9.163-000 9.163-500
Jardim Cristiana 9.181-090 9.181-090
Jardim Cristiane 9.185-090 9.185-230
Jardim das Maravilhas 9.250-000 9.250-899
Jardim do Carmo
Jardim do Estádio 9.172-000 9.175-835
Jardim do Sol
Jardim Europa 9.172-440 9.172-570
Jardim Guarará 9.170-510 9.171-480
Jardim Guaripocaba 9.162-400 9.162-480
Jardim Ipanema 9.121-490 9.121-680
Jardim Irene 9.170-320 9.170-820
Jardim Itrapoan 9.260-790 9.260-840
Jardim Jaçatuba
Jardim Jamaica 9.185-000 9.185-470
Jardim Joaquim Eugênio de Lima 9.152-010 9.152-150
Jardim Las Vegas 9.182-075 9.183-199
Jardim Leonilda
Jardim Magali 9.121-565 9.121-565
Jardim Maravilhas
Jardim Marek 9.111-360 9.111-580
Jardim Maria
Jardim Marieta
Jardim Marta 9.220-540 9.220-560
Jardim Milena 9.182-000 9.182-220
Jardim Monções 9.180-290 9.180-330
Jardim Monte Líbano
Jardim Nevada 9.250-500 9.250-510
Jardim Nice
Jardim Ocara 9.051-010 9.051-330
Jardim Oriental 9.185-040 9.185-500
Jardim Paraíso 9.190-040 9.190-300
Jardim Pilar 9.185-610 9.185-780
Jardim Progresso 9.181-220 9.181-340
Jardim Renata 9.171-050 9.171-210
Jardim Rina 9.271-620 9.271-790
Jardim Riviera 9.133-010 9.133-090
Jardim Santa Cristina 9.171-500 9.172-290
Jardim Santo Alberto 9.260-280 9.270-210
Jardim Santo André 9.132-060 9.132-899
Jardim Santo Antônio 9.210-040 9.240-415
Jardim Santo Antônio de Pádua 9.111-800 9.111-880
Jardim Silvana 9.120-610 9.121-720
Jardim Sílvia 9.162-300 9.162-320
Jardim Sorocaba
Jardim Stella 9.185-410 9.185-730
Jardim Stetel 9.111-140 9.111-260
Jardim Teles de Menezes 9.171-045 9.172-470
Jardim Utinga 9.230-650 9.250-400
Jardim Vila Rica 9.170-010 9.170-220
Montanhão 9.135-001 9.135-001
Paraíso 9.181-725 9.190-899
Paranapiacaba 9.150-000 9.150-160
Parque América 9.153-260 9.153-280
Parque Andreense 9.160-000 9.160-800
Parque Bandeirante 9.050-320 9.190-710
Parque Bandeirantes
Parque Capuava 9.260-410 9.275-899
Parque Central
Parque das Nações 9.210-000 9.280-739
Parque Erasmo Assunção 9.271-180 9.271-610
Parque Gerassi 9.120-185 9.120-340
Parque Industriário 9.110-260 9.121-255
Parque Jaçatuba 9.290-400 9.291-079
Parque João Ramalho 9.271-800 9.290-269
Parque Marajoara 9.111-350 9.120-085
Parque Miami 9.133-000 9.133-180
Parque Novo Oratório 9.250-405 9.271-040
Parque Oratório 9.250-410 9.280-255
Parque Rio Grande 9.162-010 9.162-200
Região de Campo Grande 9.151-000 9.151-000
Sacadura Cabral
Santa Maria 9.070-000 9.071-399
Santa Teresa 9.020-180 9.020-190
Santa Teresinha 9.210-225 9.240-800
Santo Antônio 9.240-810 9.240-810
São Bernardo Novo 9.133-190 9.133-200
Silveira 9.110-002 9.195-480
Sítio Cassaquera 9.120-710 9.120-710
Sítio dos Vianas 9.169-000 9.171-820
Sítio Taquaral 9.161-000 9.161-299
Tamarutaca
Utinga 9.220-310 9.230-480
Vila Adele 9.121-585 9.121-585
Vila Alberto 9.240-275 9.240-275
Vila Aliança
Vila Alice 9.041-140 9.060-350
Vila Alpina 9.090-180 9.090-750
Vila Alto de Santo André 9.230-700 9.240-790
Vila Alzira 9.030-160 9.195-240
Vila Amábile Pezzolo 9.120-420 9.120-460
Vila América 9.110-000 9.121-410
Vila Apiaí 9.185-360 9.185-710
Vila Aquilino 9.061-000 9.061-839
Vila Arlete
Vila Assunção 9.020-270 9.030-710
Vila Bartira 9.271-420 9.271-420
Vila Bastos 9.040-210 9.041-190
Vila Bela Vista 9.180-260 9.181-210
Vila Boa Vista 9.190-000 9.190-500
Vila Camilópolis 9.230-260 9.240-160
Vila Cecília Maria 9.175-610 9.176-160
Vila Clarice 9.250-640 9.251-170
Vila Cláudio 9.240-190 9.240-240
Vila Curuçá 9.280-260 9.291-300
Vila Dora 9.030-560 9.040-160
Vila Elclor 9.154-000 9.154-100
Vila Eldízia 9.180-010 9.181-750
Vila Floresta 9.050-000 9.051-561
Vila Francisco Matarazzo 9.240-775 9.241-220
Vila Gilda 9.041-450 9.190-550
Vila Guaraciaba 9.121-587 9.121-830
Vila Guarani 9.110-580 9.120-000
Vila Guarará 9.132-000 9.132-280
Vila Guiomar 9.061-840 9.091-030
Vila Helena 9.175-360 9.195-645
Vila Homero Thon 9.110-410 9.120-075
Vila Humaitá 9.110-610 9.121-290
Vila Javri 9.181-630 9.181-680
Vila João Ramalho 9.170-000 9.170-310
Vila Junqueira 9.172-580 9.172-750
Vila Léa 9.090-430 9.090-560
Vila Leopoldina 9.015-400 9.195-470
Vila Lilica
Vila Linda 9.175-000 9.180-001
Vila Lucinda 9.240-500 9.250-700
Vila Lutécia 9.130-200 9.130-459
Vila Luzita 9.132-180 9.171-200
Vila Marajó 9.111-270 9.111-270
Vila Marek
Vila Marina 9.176-000 9.176-220
Vila Mazzei 9.171-070 9.172-560
Vila Metalúrgica 9.220-000 9.230-145
Vila Nova 9.150-500 9.150-530
Vila Palmares 9.060-875 9.061-829
Vila Paraíso
Vila Pinheirinho 9.190-030 9.190-465
Vila Pires 9.121-420 9.195-780
Vila Príncipe de Gales 9.051-060 9.060-700
Vila Progresso 9.120-470 9.120-600
Vila Prosperidade 9.220-590 9.220-601
Vila Sacadura Cabral 9.060-710 9.061-279
Vila Santa Teresa 9.020-170 9.030-720
Vila Santo Alberto 9.240-250 9.240-270
Vila Santo Antônio
Vila São João 9.051-610 9.051-640
Vila São Pedro 9.210-160 9.210-470
Vila Scarpelli 9.050-080 9.051-460
Vila Silvestre 9.121-170 9.121-190
Vila Suíça 9.130-460 9.132-270
Vila Tibiriçá 9.121-431 9.130-199
Vila Valparaíso 9.060-000 9.060-850
Vila Velha 9.150-200 9.150-240
Vila Vilma 9.015-320 9.015-720
Vila Vitória 9.172-410 9.175-280