Município de Limeira, estado de São Paulo (SP)

Limeira é um município brasileiro situado no leste do estado de São Paulo, importante pólo industrial do interior do estado de São Paulo.



Mais sobre :


Maior número de flexões em várias posições
Mais longo show sertanejo
Município Limeira
Unidade federativa SP  (26 )
DDD 19
Estado São Paulo
Cep Inicial 13.480-000
Cep Final 13.489-999
Latitude -22,5500
Longitude -47,4000
Altitude 588
Area KM² 582,4
Codigo Correios 9317
Codigo IBGE 352690
Censo Demográfico IBGE
Ano Masc Fem Total % Var.
1996 114972 115376 230348  
2007     272734 18,4 %
2010        
A cidade foi grande centro cafeicultor no século XIX, também foi conhecida por Capital da Laranja e Berço da Citricultura Nacional, dados o pioneirismo e a grande produção citrícola que o município desenvolveu. Mais recentemente a economia rural da cidade destaca-se pelo cultivo de cana-de-açúcar e pela produção de mudas cítricas. No ramo da indústria, que possui maior importância na economia municipal, Limeira se destaca nas áreas de metalurgia, metal-mecânica, autopeças, vestuário, alimentos, cerâmica, papel e celulose, embalagens, máquinas e implementos. Recentemente, a cidade tem se destacado especialmente na área de jóias folheadas, atraindo atenção de pessoas de todo o mundo.

Possui também expressivas fazendas históricas que atualmente movimentam o turismo rural e ecológico na cidade.

História

A origem do nome da cidade envolve uma lenda popular na cidade, que fala de um frei franciscano chamado João das Mercês o qual acompanhava uma caravana de bandeirantes se dirigindo para o interior do estado.

O frei teria morrido subitamente ao passar uma noite no rancho do Morro Azul e teria sido sepultado ali mesmo com a sacola de limas que carregava, as quais dizia curar febres. Ali teria brotado uma limeira, que deu nome ao rancho e a cidade.

Limeira surgiu historicamente em 1826 a partir da construção de uma estrada feita para escoar a produção dos engenhos da região. Nas margens da estrada em terras do capitão Luís Manuel da Cunha Bastos surgiu a freguesia de Nossa Senhora das Dores do Tatuibi oficializada em 9 de dezembro de 1930 por lei provincial.

A cidade também é famosa por ser o berço da imigração européia de cunho particular por ter recebido nos anos de 1840 e 1846 trabalhadores portugueses e alemães respectivamente, desenvolvendo o sistema de parceria numa época ainda marcada pelo trabalho escravo.

No ano de 1842 o povoado foi elevado à vila e por final foi elevada à categoria de cidade no dia 18 de abril de 1863.

Geografia



Localização

O município de Limeira está localizado a 154 km a noroeste da cidade de São Paulo na Região Administrativa de Campinas, constituindo-se na sede da Microrregião de Limeira integrada por oito municípios: Araras, Leme, Limeira, Pirassununga, Cordeirópolis, Conchal, Santa Cruz da Conceição e Iracemápolis.

Situa-se à margem de importantes troncos rodoviários e ferroviários que ligam o estado de São Paulo a Minas Gerais e à Região Centro-Oeste do país, além de destacado tronco ferroviário que escoa a produção do país desde a Região Amazônica até o porto de Santos. Situa-se ainda, junto a Hidrovia Tietê-Paraná, importante via que a liga aos estados do Sul do país e aos países do Mercosul.

Faz divisa ao norte com Cordeirópolis e Araras; a leste, com Artur Nogueira, Engenheiro Coelho e Cosmópolis; ao sul, com Americana e Santa Bárbara D'Oeste e a oeste, com Iracemápolis e Piracicaba.

Relevo

A cidade se localiza na depressão periférica, com altitudes que variam de 500 a 800 metros. O ponto mais alto é o Morro Azul com 831 metros[6], por isso era utilizado como referencial para bandeirantes e tropeiros que se dirigiam para o interior na época das bandeiras.

Hidrografia

A bacia hidrográfica em que a Limeira se localiza é a do rio Piracicaba. Dois rios passam pela cidade, o próprio rio Piracicaba e também o rio Jaguari, de onde é captada parte da água que é consumida no município. O ribeirão Tatu atravessa a área urbana da cidade estando canalizado em alguns trechos.

Clima

A cidade apresenta clima subtropical com inverno seco (Cwa) e temperatura média de 22°C. Temperatura máxima absoluta 37,7°C e mínima absoluta 3,1°C. A pluviosidade média anual oscila entre 1100 e 1400mm.

Cultura



Feriados

No dia 15 de setembro comemora-se o aniversário da cidade.
No dia 20 de novembro comemora-se o dia da Consciência Negra, dia de Zumbi dos Palmares.

Música

Existem quatro corporações musicais que se destacam na cidade:

Corporação Musical Henrique Marques, centenária, fundada em 1860, é a quarta banda marcial mais antiga do Brasil. Possui sede própria e mais de sessenta componentes. Afora as apresentações externas, realiza retretas regularmente, a cada quizena, na praça Toledo Barros. é regida atualmente pelo maestro Mauro Cerdeira, o quarto maestro da corporação em 146 anos.

Corporação Musical Arthur Giambelli, fundada em 1932 e conhecida por Embaixatriz Sonora de Limeira, por ter sido campeã de vários festivais das décadas de 50 a 70. Assim como a anterior, possui mais de 60 membros e tem sede própria. Também apresenta-se em outras cidades e realiza retretas a cada quinzena na praça Toledo Barros, em semanas alternadas com a Corporação Henrique Marques. Está hoje sob a batuta do maestro Leandro Pereira.

Banda Marcial do SENAI Luís Varga, formada em 1998 a partir da fanfarra da escola. Banda bastante jovem e inovadora, tem apresentado-se com destaque em vários locais do estado, comandada pelo maestro Júnior Luiz Villas Boas.

Orquestra Sinfônica de Limeira. A cidade apresenta, desde o fim do século XIX, várias formações de orquestras sinfônicas que foram dissolvidas em algum período. A formação da sinfônica atual data de 1995. Conta com duas óperas na bagagem e muitas apresentações em outras cidades paulistas, o que tem elevado o nome da orquestra no estado. Tem em seu quadro 54 músicos e apresenta-se regularmente no Teatro Vitória todos os meses em dois concertos seguidos, sempre de quarta e quinta-feira. Desde o início desta formação a regência e a direção artística estão sob o comando do maestro Rodrigo Müller.

Teatros

Limeira foi uma das primeiras cidades paulistas a possuir um teatro. O primeiro teatro da cidade chamava-se Teatro da Paz, localizado na praça Toledo Barros e inaugurado em 1882 ainda inacabado. Recebeu este nome para celebrar a paz após a Guerra do Paraguai. Em 1885 o teatro neoclássico teve suas obras concluídas.

Funcionou até o ano de 1940, quando foi demolido para dar lugar ao Cine Vitória, à época um moderno edifício art déco. Em 1996, o Cine Vitória foi reformado para se transformar num teatro.

O atual Teatro Vitória, com capacidade para 670 pessoas, está localizado na praça Toledo Barros, no mesmo local onde fora construída a primeira casa de espetáculos da cidade. Além de peças, concertos, palestras, mostras de dança, recebe exposições no hall de entrada.

A cidade conta ainda com o Anfiteatro de Educação Ambiental Roberto Burle Marx, com cem lugares no zoológico municipal, e o Auditório da Delegacia de Ensino, antigo Cine Boa Vista, no bairro homônimo, com capacidade para quatrocentos pessoas.


Bibliotecas

A Biblioteca Municipal João de Sousa Ferraz se localiza na praça do antigo grupo escolar Coronel Flamínio Ferreira, fazendo parte do Centro Cultural Municipal. Possui acervo de mais de 35 mil livros.

A Biblioteca Infantil Cecília Quadros está implantada no pátio do mesmo Centro Cultural e possui acervo de cerca de 4 mil livros.

A cidade ainda possui várias bibliotecas de algumas organizações em bairros e um serviço de biblioteca móvel.

Museus

O Museu Histórico Pedagógico Major José Levy Sobrinho, criado em 1963, também se integra ao Centro Cultural Municipal e está localizado no prédio do antigo grupo escolar Coronel Flaminio Ferreira. Possuía acervo de mais de três mil peças, onde podem ser encontradas fotos e gravuras que remontam à cidade quando esta era apenas uma vila. Há também retratos a óleo de habitantes do passado e uma série de objetos que pertenceram ao antigo grupo escolar Coronel Flamínio Ferreira. Lousa, ábaco, tinteiros e as primeiras carteiras utilizadas pela escola são algumas das curiosidades.

No prédio também funciona o Museu da Imagem e Som de Limeira, que preserva gravações com depoimentos de limeirenses e uma hemeroteca com mais de 1800 revistas e jornais

Fonte: wikipedia

Ver o mapa e satélite da cidade de Limeira, em tela cheia ...

Sub localidades

Nenhuma sub localidades

Municipios Próximos

Iracemápolis - SP | Dist. linha reta: Km.
Cordeirópolis - SP | Dist. linha reta: Km.
Holambra - SP | Dist. linha reta: Km.
Santa Bárbara D´Oeste - SP | Dist. linha reta: Km.
Santa Gertrudes - SP | Dist. linha reta: Km.
Araras - SP | Dist. linha reta: Km.
Artur Nogueira - SP | Dist. linha reta: Km.
Engenheiro Coelho - SP | Dist. linha reta: Km.
Americana - SP | Dist. linha reta: Km.
Rio Claro - SP | Dist. linha reta: Km.
Cosmópolis - SP | Dist. linha reta: Km.
Nova Odessa - SP | Dist. linha reta: Km.
Piracicaba - SP | Dist. linha reta: Km.
Leme - SP | Dist. linha reta: Km.
Sumaré - SP | Dist. linha reta: Km.
Charqueada - SP | Dist. linha reta: Km.
Ipeúna - SP | Dist. linha reta: Km.
Campinas - SP | Dist. linha reta: Km.
Paulínia - SP | Dist. linha reta: Km.
Santa Cruz da Conceição - SP | Dist. linha reta: Km.
Rio das Pedras - SP | Dist. linha reta: Km.
Conchal - SP | Dist. linha reta: Km.
Monte Mor - SP | Dist. linha reta: Km.
Hortolândia - SP | Dist. linha reta: Km.
Aguaí - SP | Dist. linha reta: Km.
Águas de São Pedro - SP | Dist. linha reta: Km.
Mombuca - SP | Dist. linha reta: Km.
São Pedro - SP | Dist. linha reta: Km.
Capivari - SP | Dist. linha reta: Km.
Saltinho - SP | Dist. linha reta: Km.

Bairros

Bairros da cidadeCep inicialCep final
ANAVEC 13.485-155 13.485-199
Bairro dos Lopes 13.487-500 13.487-519
Boa Vista 13.486-092 13.486-126
Centro 13.480-000 13.480-899
Chácara Antonieta 13.484-495 13.484-509
Chácara Boa Vista da Graminha 13.482-500 13.482-509
Chácara São José 13.485-130 13.485-134
Conjunto Residencial Victor D'Andrea 13.481-330 13.481-353
Gleba Beatriz 13.486-604 13.486-607
Jardim Adélia Cavicchia Grotta 13.482-170 13.482-199
Jardim Águas da Serra 13.482-790 13.482-799
Jardim Alvorada 13.486-594 13.486-603
Jardim Anhangüera 13.487-180 13.487-189
Jardim Aquárius 13.484-270 13.484-289
Jardim Arruda 13.482-350 13.482-352
Jardim Bandeirantes 13.486-173 13.486-182
Jardim Barão de Limeira 13.487-011 13.487-029
Jardim Barão Souza Queiroz 13.486-046 13.486-046
Jardim Bartolomeu Grotta 13.481-080 13.481-101
Jardim Bela Vista 13.485-124 13.485-128
Jardim Boa Esperança 13.486-456 13.486-468
Jardim Boa Vista 13.486-322 13.486-335
Jardim Brasil 13.484-091 13.484-099
Jardim Caieira 13.483-200 13.483-234
Jardim Campo Belo 13.481-149 13.481-185
Jardim Canaã 13.486-710 13.486-739
Jardim Cavinato 13.486-055 13.486-060
Jardim Celina 13.486-336 13.486-441
Jardim Chácaras de Recreio Santa Helena 13.486-280 13.486-315
Jardim Colina Verde 13.481-665 13.481-673
Jardim Colinas de São João 13.481-287 13.481-299
Jardim Colonial 13.482-488 13.482-499
Jardim Consoli 13.480-303 13.480-306
Jardim da Graminha 13.481-655 13.481-664
Jardim das Paineiras 13.482-615 13.482-624
Jardim Desmembramento Fiorino Torrezan 13.485-296 13.485-302
Jardim do Lago 13.481-600 13.481-631
Jardim Doutor João Batista Levy 13.486-088 13.486-091
Jardim Elite 13.482-353 13.482-363
Jardim Ernesto Kuhl 13.481-801 13.481-830
Jardim Esmeralda 13.484-452 13.484-469
Jardim Esteves 13.480-635 13.480-642
Jardim Florença 13.482-057 13.482-219
Jardim Glória 13.487-190 13.487-259
Jardim Grêmio 13.486-740 13.486-769
Jardim Gustavo Picinini 13.481-399 13.481-419
Jardim Hortência 13.485-051 13.485-070
Jardim Ibirapuera 13.481-045 13.481-079
Jardim Ipanema 13.481-721 13.481-735
Jardim Ipiranga 13.481-300 13.481-329
Jardim Itapoã 13.482-484 13.482-487
Jardim José Cortez 13.487-400 13.487-499
Jardim Lago Azul 13.481-632 13.481-654
Jardim Lagoa Nova 13.481-761 13.481-800
Jardim Laranjeiras 13.484-135 13.484-159
Jardim Manoel Francisco 13.487-061 13.487-071
Jardim Maria Buchi Modeneis 13.482-220 13.482-236
Jardim Maria Flora 13.480-387 13.480-401
Jardim Maria Helena 13.487-030 13.487-030
Jardim Mediterrâneo 13.480-655 13.480-663
Jardim Mercedes 13.480-230 13.480-252
Jardim Monte Carlo 13.482-470 13.482-483
Jardim Montezuma 13.480-355 13.480-366
Jardim Morro Azul 13.484-483 13.484-494
Jardim Morro Branco 13.483-235 13.483-265
Jardim Nereide 13.486-183 13.486-198
Jardim Nossa Senhora de Fátima 13.482-370 13.482-376
Jardim Nossa Senhora do Amparo 13.482-273 13.482-289
Jardim Nova Conquista 13.486-651 13.486-699
Jardim Nova Europa 13.482-000 13.482-049
Jardim Nova Itália 13.484-400 13.484-413
Jardim Nova Limeira 13.486-199 13.486-264
Jardim Nova Suíça 13.486-010 13.486-045
Jardim Novo Horizonte 13.487-260 13.487-399
Jardim Odécio Degan 13.481-571 13.481-579
Jardim Olga Veroni 13.487-131 13.487-179
Jardim Orestes Veroni 13.486-047 13.486-054
Jardim Ouro Branco 13.482-119 13.482-123
Jardim Ouro Verde 13.482-050 13.482-109
Jardim Palmeiras 13.481-674 13.481-700
Jardim Parque Avenida 13.482-245 13.482-249
Jardim Paulista 13.484-414 13.484-419
Jardim Pérola 13.484-511 13.484-519
Jardim Piratininga 13.484-313 13.484-349
Jardim Planalto 13.485-071 13.485-086
Jardim Portal das Rosas 13.482-510 13.482-547
Jardim Porto Real 13.485-350 13.485-389
Jardim Porto Real II 13.485-390 13.485-429
Jardim Presidente Dutra 13.486-571 13.486-593
Jardim Recanto Verde 13.481-850 13.481-869
Jardim Residencial Alto da Capela 13.482-240 13.482-244
Jardim Residencial Alto da Graminha 13.482-731 13.482-750
Jardim Residencial Alto do Flamboyant 13.481-140 13.481-148
Jardim Residencial Antônio Simonetti 13.482-625 13.482-639
Jardim Residencial Antonio Simonetti II 13.482-640 13.482-659
Jardim Residencial Antonio Simonetti III 13.482-660 13.482-699
Jardim Residencial Basteli 13.481-186 13.481-200
Jardim Residencial Flora 13.482-237 13.482-243
Jardim Residencial Graminha II 13.482-591 13.482-600
Jardim Residencial Graminha III 13.482-601 13.482-614
Jardim Residencial Granja Machado 13.485-200 13.485-252
Jardim Residencial Guimarães 13.481-701 13.481-720
Jardim Residencial Recanto Alvorada 13.481-420 13.481-430
Jardim Residencial Roseira 13.482-124 13.482-169
Jardim Residencial Santina Paroli Peccinino 13.481-431 13.481-499
Jardim Residencial Village 13.482-700 13.482-730
Jardim Rossi 13.486-133 13.486-138
Jardim Santa Adélia 13.482-751 13.482-789
Jardim Santa Amália 13.482-810 13.482-830
Jardim Santa Bárbara 13.480-307 13.480-309
Jardim Santa Catarina 13.485-101 13.485-123
Jardim Santa Cecília 13.480-664 13.480-685
Jardim Santa Eulália 13.481-102 13.481-139
Jardim Santa Fé 13.482-364 13.482-369
Jardim Santa Lina 13.480-495 13.480-495
Jardim Santa Luiza 13.484-350 13.484-399
Jardim Santana 13.484-088 13.484-090
Jardim Santo André 13.484-100 13.484-134
Jardim São Francisco 13.483-266 13.483-284
Jardim São João 13.482-110 13.482-118
Jardim São Lourenço 13.481-261 13.481-286
Jardim São Luiz 13.487-000 13.487-010
Jardim São Manoel 13.480-496 13.480-519
Jardim São Paulo 13.484-420 13.484-482
Jardim São Pedro 13.486-000 13.486-009
Jardim São Rafael 13.484-160 13.484-171
Jardim São Roque 13.480-330 13.480-340
Jardim São Simão 13.486-450 13.486-455
Jardim Senador Vergueiro 13.482-377 13.482-399
Jardim Sol a Sol 13.486-265 13.486-279
Jardim Terras de Santa Elisa 13.482-314 13.482-349
Jardim Trevo 13.484-510 13.484-510
Jardim Vanessa 13.484-172 13.484-209
Jardim Vista Alegre 13.487-031 13.487-060
Jardim Vitória 13.481-201 13.481-215
Jardim Vitório Lucato 13.481-736 13.481-760
Parque Campos Elíseos 13.485-293 13.485-295
Parque Centreville 13.484-210 13.484-254
Parque das Nações 13.481-000 13.481-044
Parque Egisto Ragazzo 13.485-303 13.485-349
Parque Expedicionário Hipólito 13.486-469 13.486-515
Parque Hipólyto 13.486-554 13.486-570
Parque Nossa Senhora das Dores 13.483-000 13.483-119
Parque Novo Mundo 13.481-354 13.481-398
Parque Real 13.480-686 13.480-700
Parque Residencial Abílio Pedro 13.483-120 13.483-500
Parque Residencial Aeroporto 13.481-500 13.481-570
Parque Residencial Belinha Ometto 13.483-501 13.483-899
Parque Residencial Independência 13.480-310 13.480-315
Parque Residencial João Ometto 13.486-547 13.486-553
Parque Residencial Manoel Simão Levy 13.481-580 13.481-588
Parque Residencial Roland 13.484-550 13.484-639
Parque Residencial Sthalberg 13.482-290 13.482-301
Parque Residencial Tancredo Neves 13.487-124 13.487-130
Parque Rosa Marrafon Lucas 13.482-302 13.482-313
Parque São Bento 13.484-255 13.484-269
Portal de São Clemente 13.482-548 13.482-559
Residencial Antônio Brigato 13.486-516 13.486-546
Residencial Casalbuono 13.482-560 13.482-590
Residencial dos Girassóis 13.482-400 13.482-419
Residencial Fênix 13.481-216 13.481-229
Residencial Ilha de Bali 13.482-870 13.482-889
Residencial Jardim dos Ipês 13.484-520 13.484-549
Residencial Las Palmas 13.481-831 13.481-849
Residencial Nobreville 13.481-589 13.481-599
Tatu 13.489-000 13.489-899
Vila Agostinho Francisco de Assis 13.482-800 13.482-809
Vila Anita 13.484-290 13.484-310
Vila Bragotto 13.484-030 13.484-036
Vila Camargo 13.486-061 13.486-087
Vila Castelar 13.484-056 13.484-084
Vila Cidade Jardim 13.480-253 13.480-302
Vila Claudia 13.480-402 13.480-485
Vila Conceição 13.480-316 13.480-320
Vila Cristóvam 13.480-520 13.480-619
Vila da Glória 13.484-000 13.485-129
Vila Eliza Fumagalli 13.485-253 13.485-292
Vila Esteves 13.480-626 13.480-634
Vila Fascina 13.484-016 13.484-029
Vila Fior 13.482-841 13.482-849
Vila Garibaldi 13.480-486 13.480-489
Vila Gioto 13.486-127 13.486-132
Vila Independência 13.480-321 13.480-329
Vila Labaki 13.486-442 13.486-449
Vila Limeirânea 13.482-450 13.482-469
Vila Mathias 13.484-311 13.484-312
Vila Nova 13.486-316 13.486-321
Vila Paraíso 13.480-748 13.480-753
Vila Paulista 13.484-040 13.484-055
Vila Piza 13.486-139 13.486-172
Vila Primavera 13.484-037 13.484-039
Vila Queiroz 13.485-000 13.485-050
Vila Residencial Treviso 13.482-831 13.482-840
Vila Rocha 13.480-643 13.480-654
Vila Rosana 13.485-087 13.485-100
Vila San Marino 13.480-701 13.480-719
Vila Santa Josefa 13.482-250 13.482-272
Vila Santa Lina 13.480-490 13.480-490
Vila Santa Rosália 13.480-620 13.480-625
Vila São Geraldo 13.480-382 13.480-386
Vila São João 13.480-720 13.480-747
Vila São Luiz 13.480-367 13.480-381
Vila São Roque 13.480-341 13.480-354
Vila São Vicente 13.482-850 13.482-869
Vila Solar 13.480-491 13.480-494
Vila Teixeira Marques 13.485-135 13.485-154
Villaggio San Pietro 13.482-430 13.482-449