Município de Canoas, estado de Rio Grande do Sul (RS)

Canoas é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, pertencente à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre.



Mais sobre :


Maior número de vitórias consecutivas em campeonato estudantil
Maior campeonato de futsal adulto
Município Canoas
Unidade federativa RS  (23 )
DDD 51
Estado Rio Grande do Sul
Cep Inicial 92.000-000
Cep Final 92.449-999
Latitude -29,9100
Longitude -51,1800
Altitude 8
Area KM² 131,1
Codigo Correios 7533
Codigo IBGE 430460
Censo Demográfico IBGE
Ano Masc Fem Total % Var.
1996 138445 145614 284059  
2007     326458 14,92 %
2010        
Foi emancipado das cidades de São Sebastião do Caí e Gravataí em 1939, e seu nome tem origem da confecção de canoas em seu território no início de seu povoamento, mais precisamente depois da construção da estação férrea local em 1874.

O município possui o segundo maior PIB e a quarta maior população do estado, além de ser a 67ª cidade do Brasil com mais habitantes. Canoas atrai pessoas de outros municípios por causa de seu centro movimentado, das muitas indústrias e por ser um pólo de ensino com uma universidade e dois centros universitários.

Atinge uma altitude de 8 metros ao nível do mar. Em seu território correm as águas dos rios Gravataí e Sinos. Por quase vinte anos, o prefeito do município foi Hugo Simões Lagranha. Hoje o poder executivo é exercido por Jairo Jorge da Silva, eleito em 2008.

O rápido desenvolvimento do município trouxe conseqüências negativas, como um grande déficit habitacional. A taxa de criminalidade é alta, embora bem menor do que de Porto Alegre e outras cidades da Região Metropolitana. Mesmo assim, o município continua crescendo devido ao esgotamento da capacidade habitacional de Porto Alegre e por oferecer alternativa imobiliária mais barata.

História

A área onde hoje se localiza o município de Canoas era habitada pelos índios Tapes, quando em 1725 chegaram à região os tropeiros lagunistas e com eles o povoador e conquistador Francisco Pinto Bandeira. Em 1733 ele ocupou as terras e criou a Fazenda Gravataí, que foi herdada por Rafael Pinto Bandeira e mais tarde por Josefa Eufália de Azevedo (A Brigadeira). Posteriormente essas terras foram repartidas e vendida.

Em 1871 a construção da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre tem início. O primeiro trecho da ferrovia foi inaugurado em 1874 e na atual área de Canoas foi construída uma estação. O povoamento da região tem início em torno desta estação férrea, que ficava no centro da Fazenda Gravataí.

Os homens da guarda da estação utilizaram uma grande árvore na construção de uma canoa para o serviço da sede, situada às margens do rio dos Sinos. Outras canoas foram feitas com árvores do mato que havia no local que, por esse motivo, ficou conhecido como Capão das Canoas, o que originou o nome da estação, do povoado e, posteriormente, do município.

O major Vicente Ferrer da Silva Freire, proprietário da Fazenda Gravataí na ocasião, aproveitou a viação férrea para transformar suas terras em um lote de chácaras de veraneio, que ele pôs à venda. Ponto de referência obrigatório, o local passou a ser designado como Capão das Canoas. Logo, as grandes fazendas foram perdendo espaço para as pequenas propriedades, chácaras e granjas.

Em 1908, Canoas foi elevada a Capela Curada. No mesmo ano vieram os irmãos Lassalistas e criaram uma escola agrícola, de ensino primário e de ensino secundário no centro da cidade. Em 1937, foi criada o 3º Regimento de Aviação Militar (RAV), hoje o 5º Comando Aéreo Regional (V Comar), isto foi decisivo para que ocorresse a emancipação do município. Victor Hugo Ludwig levou ao general Flores da Cunha, interventor federal no estado, as razões da emancipação.

A emancipação de Canoas ocorreria somente em 27 de junho de 1939. No dia 20 de março de 1992, a cidade perdeu seu 2º Distrito que, emancipado, se tornou o município de Nova Santa Rita.

A partir dos anos 70, a economia e a população cresceram muito rapidamente. Pouco tempo depois a cidade já era grande, e hoje é a segunda maior economia do estado.

Geografia

A geografia de Canoas é bem diversificada. A paisagem dominante é a da zona urbana, mas em alguns pontos isolados do município podem-se encontrar florestas, grandes bosques e um cenário parecido com os semidesertos.

O solo é pobre devido ao alto desgastamento e ao alto nível de poluição, por isso apenas plantas nativas sobrevivem e as demais plantas prescisam de um tipo especial de terra. Canoas é banhada por dois rios, o rio dos Sinos e o rio Gravataí, além de estar na zona do Delta do Jacuí.

O município também é banhado por diversos arroios e lagos, alguns poluídos e outros intactos. Na agricultura é dado o incentivo à produção de hortifrutigranjeiros, mas também são produzidos no município leite, lã, ovos e mel.

Clima

O clima do município é subtropical e temperado. A média anual das temperaturas máximas é de 24 °C e a média das temperaturas mínimas é de 15 °C. A temperatura de Canoas é bem semelhante à de Porto Alegre.

Todos os verões em Canoas são quentes. As temperaturas ficam a estação inteira entre os 23 e 40 °C. O outono no município é marcado pela alta concentração de chuva. As temperaturas ficam entre os 13 e 25 °C. Atualmente o inverno tem castigado os canoenses com temperaturas baixas. Sendo a mínima absoluta de -1 °C, já houve também a ocorrência de neve em diversos anos em Canoas sendo que a última foi em 2006 no dia 4 de setembro. A primavera é lembrada pelos canoenses como uma estação muito chuvosa. No dia 7 de Novembro de 2005 o município ficou "inundado" pela água, vários bairros tiveram suas ruas alagadas. O motivo do alagamento foi a concentração anormal de chuva no dia e o entupimento de bueiros.

Meio Ambiente

A Secretária Municipal de Preservação Ambiental (SEMPA) foi criada em 2001, com um plano de gestão ambiental buscando a contínua melhoria na qualidade de vida dos canoenses.

O plano de gestão ambiental, além de cadastrar e conceder licença para combater atividades poluidoras, tem como atribuição preservar, recuperar e executar o manejo das áreas verdes urbanas como parques, jardins e praças. Também exerce o poder da polícia para o cumprimento da legislação. A SEMPA está localizada no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo). A SEMPA está atuando também na Praia da Paquetá ajudando a retirar o lixo e tornando o lugar no o maior ponto turístico natural do município.

Hoje o município desenvolve o programa Canoas, te quero verde, para chamar a atenção de estudantes e grupos organizados em visitações técnicas, para a necessidade da preservação do meio ambiente.

Política

A história política de Canoas começa em 1940 com a nomeação do primeiro prefeito: Edgar Braga da Fontoura, nomeado pelo coronel Oswaldo Cordeiro de Farias. Desde então, mais de vinte prefeitos já passaram pela Prefeitura Municipal. Hugo Simões Lagranha foi prefeito em cinco oportunidades, somando quase vinte anos no cargo. O atual prefeito, Marcos Antônio Ronchetti, do PSDB, foi reeleito em 2004. Em 2009 assume a prefeitura Jairo Jorge da Silva, do PT, que venceu o segundo turno das eleições de 2008.

Quando há eleições, Canoas é um importante ponto de campanha para um grande número de candidatos a diversos cargos, inclusive candidatos à presidência da república. Isso se dá, principalmente, devido à grande população do município e à sua importância dentro do estado.
Em 2006, Canoas foi fundamental para a eleição dos deputados federais Luiz Carlos Busato (PTB) e Marco Maia (PT). O senador Paulo Paim (PT) também tem sua base política no município.

Em 2005, o IBGE divulgou o número de eleitores do município[16]:homens: 107.481, mulheres: 118.837, analfabetos: 4.667, menores: 4.648. totalizando 226.318 eleitores.

Economia

A economia de Canoas é muito desenvolvida, possuindo o segundo maior PIB do estado e o terceiro da região sul do Brasil com R$ 9.376.153.000,00. A indústria é a que mais contruibui para o PIB canoense, e quase toda parte desta fatia vem da Refap. O Comércio também contruibuí para o PIB, com diversas lojas e shoppings na parte central da cidade. Os serviços e a agricultura correspondem a os outros 12% do PIB. O PIB per capita da cidade é de 28.484,00.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 2005 possuí indice de 0,557854 e está entre os maiores do estado.

Agricultura

A agricultura na cidade não é tão importante como no passado. Mesmo assim ainda se produz produtos agrícolas em grandes quantidades, o arroz canoense é plantado em uma área de 800 hectares. Segundo o IBGE em 2006, Canoas produziu 3.360 tonelada de arroz, 5 toneladas de uvas, 9 toneladas de laranjas e 48 toneladas de tomate. Na pecuária, Canoas contém 1.388 cabeças de bovinos, 390 cabeças de suínos, 480 cabeças de eqüinos, 650 cabeças de galinhas, 50 cabeças de caprinos, 60 cabeças de vacas ordenhadas e uma produção de 95.000 litros de leite. Além disso em 2006 produziu-se 4.000 dúzias de ovos de galinhas.

Industria

O parque industrial de Canoas é um dos maiores e mais importantes do Estado. Pequenas, médias e grandes empresas fabricam no município os mais variados produtos, desde máquinas pesadas até os mais delicados instrumentos cirúrgicos.

Entre as indústrias e empresas localizadas no município estão: IKRO, Iriel (adquirida recentemente pelo Grupo Siemens), Perdigão, AGCO Massey Ferguson, International Engines, Tec-Master, Springer Carrier e a Refinaria Alberto Pasqualini (Petrobras e Repsol YPF). A REFAP contribui diretamente para o alto PIB do município.

Turismo

O turismo em Canoas é mais voltado para a cultura do que para natureza. São inúmeros os monumentos e praças do município que, em sua maioria, foram fundados entre 1890 a 1960. Abaixo estão os mais importantes:

Praça do Avião

A Praça do Avião ou Praça Santos Dumont é um dos pontos mais famosos do município de Canoas. No local, um avião de fabricação inglesa F-8 Gloster Meteor, sustentado por um suporte de concreto armado, faz uma homenagem à importância da Aeronáutica para o desenvolvimento municipal. Inaugurado em 22 de janeiro de 1968, o monumento foi oferecido à comunidade pela Força Aérea Brasileira.

Parque Getúlio Vargas

O Parque Getúlio Vargas conhecido popularmente como Capão do Corvo é uma área de preservação da natureza, e nessa área também se encontra o zoológico de Canoas que foi feito pelo projeto Canoas, te quero verde. O parque, inaugurado no dia 13 de dezembro de 1980, serve para a população fazer uma caminhada ambiental em uma das poucas áreas aonde a natureza foi poupada da ação do homem no município.

Catedral de São Luiz Gonzaga

Em estilo eclético com predominância de detalhes neogóticos. Comporta belíssimos vitrais e um crucifixo esculpido em madeira no altar principal.
Igreja Luterana do Brasil

O pequeno templo apresenta uma arquitetura contemporânea e arrojada.

Fundação Cultural de Canoas

Sediada na antiga estação ferroviária, às margens dos trilhos do trensurb.
Villa Mimosa

Importante construção histórica, em estilo eclético.

Base Aérea de Canoas

A Base Aérea de Canoas - BACO ou Aeroporto de Canoas é uma base da Força Aérea Brasileira localizada no município de Canoas. Na base atuam o Esquadrão Pampa com os caças supersônicos F-5E (Northrop F-5E Tiger II) e algumas aeronaves de caça do tipo Embraer EMB-312 Tucano.

Canoas Shopping

O Canoas Shopping foi criado em 29 de Abril de 1998 e recebe 860 mil visitantes ao mês. O Cinemark possui 11 salas de cinemas com muito espaço no Canoas Shopping. Dentro do shopping existe uma grande quantidade de lojas e produtos e a que mais se destaca é a Mc Donald's que sempre atrai um bom número de pessoas. Inaugurado em 29 de Abril de 1998, o Canoas Shopping possui uma área bruta construída de 38,9 mil metros quadrados e 149 lojas.

Praia da Paquetá

Praia da Paquetá é uma praia recém recuperada pela poluição das águas do rio Gravataí. Ainda é um local impróprio para o banho. Em 1890 a praia do município de Canoas era um ponto de veraneio para muitos, mas acabou sendo poluída em 1950 com o aumento da população. É o lugar natural mais bonito do município.

Guajuviras

O Conjunto Habitacional Guajuviras é um dos bairros mais conhecidos do município de Canoas. Lá residem 26 mil pessoas em 5.924 mil moradias. Apesar de problemas como habitações irregulares e a violência, o bairro possui um potencial cultural muito grande.

Largo da Inconfidência

O Largo da Inconfidência é uma praça de 700 metros localizada no bairro Marechal Rondon. O uruguaio Marciano Odroziola foi o responsável pelo projeto. Os mosaicos nas calçadas, reproduzem desenhos do pintor Miró.

Jardim do Lago

O Jardim do Lago é um dos locais mais bonitos em que a cidade pode oferecer, fica ao lado do Zaffari Bourbon. O Jardim do Lago é um exemplar de como o constraste de Canoas pode mudar de muito pobre a rico.

Balneário do Sol

É o único balneário da cidade, localizado na Estrada do Nazário no bairro Estância Velha, atrai muitos turistas no verão.

Taças da Corsan

Na Rua XV de Janeiro existem quatro reservatórios de água com uma arquitetura arrojada feita pela Corsan (Companhia Rio-grandense de Saneamento).

Mídia

De segunda a sábado circula o jornal Diário de Canoas (aos domingos, circula o ABC Domingo, do Grupo Editorial Sinos, que também edita o Diário de Canoas). Os dois maiores jornais semanários sáo O Timoneiro e Jornal Correio de Notícias "on line". Há ainda os jornais mensais Gazeta de la Stampa e Jornal da Cidade. Desde 2006 existe também a Revista Acontece que é susseso de Canoas e expandiu para outras cidades, atualmente foi criada tambem a revista Fatos Metropolitanos.

Existem duas rádios AM a Rádio CBN 1340 (antiga Educadora), com programação voltada ao jornalismo, a Rádio Real e uma rádios FM a Pop Rock, que é bastante ouvida pelos canoenses e pela região metropolitana. A programação mais conhecida é o Cafezinho da Pop Rock;.
A banda larga é servida pela BrTurbo da Brasil Telecom, Turbo MAXX da GVT e pelo Uol e Terra. A internet discada gratuita é servida pelo iBest e iG.

Canoenses ilustres

As personalidades abaixo nasceram ou moraram no município:

Nélio Azeredo dos Santos, tricampeão Brasileiro de Jetsky
Joseane Oliveira, Miss Brasil 2002.
Rodrigo Oliveira de Bittencourt, o Diguinho, jogador de futebol do Botafogo.
Nelson Nadotti; cineasta e roteirista da Rede Globo.
Valéria Paliati, modelo
Rafael Pinto Bandeira, O primeiro povoador do município.


O município possui como servidor de telefonia fixa a empresa Brasil Telecom e a GVT. O serviço telefônico móvel, por telefone celular, é oferecido pela Brasil Telecom, Vivo, Claro e Tim. O código de área de Canoas é o 51.

Fonte: wikipedia

Ver o mapa e satélite da cidade de Canoas, em tela cheia ...

Sub localidades

Municipios Próximos

Esteio - RS | Dist. linha reta: Km.
Nova Santa Rita - RS | Dist. linha reta: Km.
Sapucaia do Sul - RS | Dist. linha reta: Km.
Porto Alegre - RS | Dist. linha reta: Km.
São Leopoldo - RS | Dist. linha reta: Km.
Gravataí - RS | Dist. linha reta: Km.
Portão - RS | Dist. linha reta: Km.
Estância Velha - RS | Dist. linha reta: Km.
Novo Hamburgo - RS | Dist. linha reta: Km.
Guaíba - RS | Dist. linha reta: Km.
Capela de Santana - RS | Dist. linha reta: Km.
Lindolfo Collor - RS | Dist. linha reta: Km.
Ivoti - RS | Dist. linha reta: Km.
Presidente Lucena - RS | Dist. linha reta: Km.
São José do Hortêncio - RS | Dist. linha reta: Km.
Sapiranga - RS | Dist. linha reta: Km.
Glorinha - RS | Dist. linha reta: Km.
Linha Nova - RS | Dist. linha reta: Km.
Charqueadas - RS | Dist. linha reta: Km.
Pareci Novo - RS | Dist. linha reta: Km.
Barra do Ribeiro - RS | Dist. linha reta: Km.
Montenegro - RS | Dist. linha reta: Km.
São Sebastião do Caí - RS | Dist. linha reta: Km.
Picada Café - RS | Dist. linha reta: Km.
Triunfo - RS | Dist. linha reta: Km.
São Jerônimo - RS | Dist. linha reta: Km.
Campo Bom - RS | Dist. linha reta: Km.
Araricá - RS | Dist. linha reta: Km.
Feliz - RS | Dist. linha reta: Km.
General Câmara - RS | Dist. linha reta: Km.

Bairros

Bairros da cidadeCep inicialCep final
Centro 92.010-000 92.420-221
Estância Velha 92.025-721 92.032-849
Fátima 92.200-410 92.200-899
Guajuviras 92.415-000 92.441-899
Harmonia 92.310-050 92.325-899
Igara 92.410-000 92.414-849
Industrial 92.420-380 92.420-899
Marechal Rondon 92.020-000 92.035-000
Mathias Velho 92.325-020 92.410-280
Mato Grande 92.320-000 92.323-800
Niterói 92.110-000 92.130-850
Nossa Senhora das Graças 92.025-270 92.110-390
Olaria 92.030-040 92.035-899
Rio Branco 92.200-000 92.200-640
São José 92.420-150 92.425-899
São Luis 92.420-010 92.420-600