Município de Belém, estado de Pará (PA)

É conhecida como "Cidade Morena", característica herdada pela miscigenação do povo português com os índios tupinambás, nativos habitantes da região na época da fundação da cidade.



Mais sobre :


Menor livro artesanal do Brasil
Pará
Maior percurso feito a pé
Município Belém
Unidade federativa PA  (14 )
DDD 91
Estado Pará
Cep Inicial 66.000-000
Cep Final 66.999-999
Latitude -1,4550
Longitude -48,5020
Altitude
Area KM² 1070,1
Codigo Correios 4565
Codigo IBGE 150140
Censo Demográfico IBGE
Ano Masc Fem Total % Var.
1996 541158 603154 1144312  
2007     1408847 23,11 %
2010        
Belém é um município brasileiro, capital do estado brasileiro do Pará, é conhecida como "Metrópole da Amazônia".

Por se assemelhar a uma península, a malha urbana teve pouco espaço para expansão, ocasionando uma conurbação que deu origem a Região Metropolitana de Belém (RMB), criada por lei complementar federal em 1973.

Conhecida como cidade das mangueiras pela abundância de mangueiras em suas ruas, sua contínua mancha urbana é constituída por seis municípios. Também é denominada "Cidade Morena", característica herdada da miscigenação do povo português com os índios tupinambás, nativos habitantes da região à época da fundação.

Historicamente, constituiu-se na principal via de entrada na região norte do Brasil, devido a sua privilegiada posição geográfica. Situada às margens do rio Guamá, próxima à foz do rio Amazonas, abriga o moderno Aeroporto Internacional de Val de Cans. Com sua localização no extremo Norte da malha rodoviária brasileira BR-316 (Nordeste), BR-010 (Belém-Brasília) e PA-150 (Alça Viária), Belém pode ser facilmente acedida por vias terrestre, aérea e fluvial, sendo uma das principais entradas para toda a região norte.

Em seus quase quatrocentos anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude como o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias européias, o que veio a influenciar grandemente a arquitetura de suas edificações, ficando conhecida como Paris n'América. Hoje, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial.

História

A região onde a atual cidade se localiza era primitivamente ocupada pelos Tupinambás. O estabelecimento do primitivo núcleo do município remonta ao contexto da conquista da foz do rio Amazonas, à época da Dinastia Filipina, por forças luso-espanholas sob o comando do capitão Francisco Caldeira Castelo Branco, quando, a 12 de janeiro de 1616, fundou o Forte do Presépio.

A povoação que se formou ao seu redor foi inicialmente denominada de Feliz Lusitânia. Posteriormente foi sucessivamente denominada como Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará, até à atual denominação de Belém.

Nesse período ao lado da atividade de coleta das chamadas drogas do Sertão a economia era baseada na agricultura de subsistência, complementada por uma pequena atividade pecuária e pela pesca praticada por pequenos produtores que habitavam, principalmente, na ilha do Marajó e na ilha de Vigia.

Distante dos núcleos decisórios das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil e fortemente ligada a Portugal, Belém reconheceu a Independência do Brasil apenas a 15 de agosto de 1823, quase um ano após a sua proclamação.

Entre os anos de 1835 e 1840 o município esteve no centro da revolta dos Cabanos, considerada a de participação mais autenticamente popular da história do país, única onde a população efetivamente derrubou o governo local. Posteriormente receberia o título de Imperial Município, conferido por D. Pedro II (1840-1889).

Com o crescimento da importância da produção da borracha, extraída da seringueira (Hevea brasiliensis), que caracterizou o chamado Ciclo da borracha ou Era da Borracha, entre o fim do século XIX e começo do século XX, Belém atingiu grande importância comercial. Datam desta época expressivos edifícios como o do Palácio Lauro Sodré, o do Colégio Gentil Bittencourt, o do Teatro da Paz (1878), o do Palácio Antônio Lemos e o do Mercado do Ver-o-Peso (1901).

Pela mesma razão, foram atraídas nesse período levas de imigrantes estrangeiros como portugueses, chineses, franceses, japoneses, espanhóis e outros grupos menores, com o fim de desenvolverem a agricultura nas terras da Zona Bragantina.

A comarca da capital, com sede em Belém, envolvia além do seu município, os de Acará, Ourém e Guamá. Possuia quinze freguesias: a de Nossa Senhora da Graça da Sé, Sant'Ana da Campina, Santíssima Trindade e Nossa Senhora de Nazareth do Desterro, estas na capital. No interior as de São José do Acará, de São Francisco Xavier de Barcarena, de Nossa Senhora da Conceição de Benfica, de Sant'Ana de Bujaru, de Nossa Senhora do Ó do Mosqueiro, de Sant'Ana do Capim, de São Domingos da Boa Vista, de São João Batista do Conde, de São Miguel do Guamá, de Nossa Senhora da Piedade de Irituia e do Divino Espírito Santo de Ourém.

Observa-se que nessa época o indígena teve participação direta na economia local, por já está mais reservado nas áreas afastadas dos centros urbanos vivendo sua própria cultura, depois de ter enfrentado por muitas vezes os colonizadores em muitos conflitos.

Cresceu, em contrapartida, o comércio de escravos trazidos para os trabalhos gerais necessários e surgiu a figura do caboclo que já se desenvolvia com a miscigenação.

Cabanagem

A Cabanagem foi uma revolta de cunho social ocorrida na então província do Grão-Pará. Entre as causas dessa revolta citam-se a extrema miséria do povo paraense e a irrelevância política à qual a província foi relegada após a independência do Brasil. A denominação Cabanagem remete ao tipo de habitação da população ribeirinha mais pobre, formada principalmente por mestiços, escravos libertos e índios. A elite fazendeira do Grão-Pará, embora morasse muito melhor, ressentia-se da falta de participação nas decisões do governo central, dominado pelas províncias do Sudeste e do Nordeste.

Geografia

Relevo: planície
Vegetação: Floresta Amazônica
Principais rio: rio Guamá, rio Amazonas e rio Maguari.
Baía do Guajará é uma baía que banha diversas cidades do estado brasileiro do Pará, inclusive sua capital, Belém. Foi formada pelo encontro da foz do rio Guamá com a foz do rio Acará.
Temperatura média anual: 25°C
Índice Pluviométrico: 1900 mm (ano)

Clima

O clima em Belém é quente e úmido, tipicamente equatorial, influência direta da floresta amazônica, onde as chuvas são constantes. As incontáveis mangueiras existentes nas ruas de Belém ajudam a amenizar o calor, principalmente nos meses mais quentes de julho a novembro quando a temperatura pode chegar a 41 graus. Além de aliviar o calor, as mangueiras ornamentam a cidade e fazem a delícia dos amantes da manga, já que em janeiro e fevereiro, época da safra, Belém é inundada pelo fruto.

Subdivisões

Distrito Administrativo de Belém (DABEL)
Distrito Admistrativo do Guamá (DAGUA)
Distrito Administrativo da Sacramenta (DASAC)
Distrito Administrativo do Entroncamento (DAEN)
Distrito Administrativo do Bengui (DABEN)
Distrito Administrativo de Icoaraci (DAI)
Distrito Administrativo de Outeiro (DAO)
Distrito Administrativo de Mosqueiro (DAM)

Região Metropolitana de Belém

Criada por lei complementar federal em 1973, alterada em 1995, a Região Metropolitana de Belém, com mais de 2.043.543 de habitantes (estimativa do IBGE - 2007), compreende os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Barcarena, Marituba e Santa Bárbara do Pará.

O município de Ananindeua que já foi considerado "Cidade Dormitório" ou "anexo de Belém", teve um formidável desenvolvimento nos últimos dez anos sendo hoje a terceira maior da Amazônia e 39º do Brasil. Segundo o Censo de 2000 o município já conta com aproximadamente meio milhão de habitantes, esse crescimento decorre da falta de espaço para a expansão urbana dentro do território da capital.

Área do Entorno

Santa Isabel do Pará, localizada 36 quilômetros de Belém, não faz parte da região metropolitana, porém encontra-se em processo de cornurbação com Benevides. Outras cidades próximas como Castanhal e Abaetetuba seguem o mesmo caminho e já ultrapassaram a marca de cem mil habitantes cada uma. A região do Entorno de Belém, que compreende munícipios num raio de 60 quilômetros a partir da capital tem uma população que se aproxima de 3 milhões de pessoas inclíndo a metrópole.

Principais ruas e avenidas

Avenidas
Avenida 25 de Setembro
Avenida Alcindo Cacela
Avenida Almirante Barroso
Avenida Almirante Tamandaré
Avenida Bernardo Sayão
Avenida Brás de Aguiar
Avenida Celso Malcher
Avenida Conselheiro Furtado
Avenida Doutor Freitas
Avenida Duque de Caxias
Avenida Gentil Bittencourt
Avenida Governador José Malcher
Avenida João Paulo II (Primeiro de Dezembro)
Avenida José Bonifácio
Avenida Júlio César
Avenida Magalhães Barata
Avenida Marquês de Herval
Avenida Nazaré
Avenida Pedro Álvares Cabral
Avenida Pedro Miranda
Avenida Perimetral
Avenida Presidente Vargas
Avenida Senador Lemos
Avenida Serzedelo Correia
Avenida Visconde de Sousa Franco (Doca)
Boulervard Castilho França

Rodovias

Rodovia Artur Bernardes
Rodovia Augusto Montenegro
Rodovia Mário Covas
BR-316

Ruas

Rua Antônio Barreto
Rua Boaventura da Silva
Rua Domingos Marreiros
Rua dos Mundurucus
Rua São Domingos
Travessas
Travessa Benjamin Constant
Travessa Dom Pedro I
Travessa Doutor Morais
Travessa Lomas Valentinas
Travessa Mauriti
Travessa Padre Eutíquio
Travessa Quatorze de Abril
Travessa Quatorze de Março
Travessa Rui Barbosa
Travessa Três de Maio

Economia

A economia de Belém baseia-se primordialmente nas atividades do comércio e serviços, embora seja também desenvolvida a atividade industrial com alguns estaleiros, metalúrgicas, pesca e beneficiamento do palmito, mas principalmente madeireira.[carece de fontes?]

[bTransporte

Aeroporto Internacional de Belém - Av. Júlio Cesar s/n
O Aeroporto Internacional de Val de Cans. Distante 12 km do centro, o sítio aeroportuário possui uma área de 5.615.783,22 m² , o pátio das aeronaves possui uma área de 82.384 m², possui duas pistas de pouso e decolagem, com as seguintes dimensões 2.800 x 45 e 1.830 x 45, o estacionamento para aeronave possui 11 posições, e para veículos 700 vagas, é o maior e mais movimentado aeroporto da região Norte do Brasil[carece de fontes?], o movimento operacional em 2007 era de 2.119.552, dados cedidos pela Infraero.

Aeroclube do Pará - av. Júlio César
Terminal Rodoviário Hildegardo da Silva Nunes
Terminal Fluvial - av. Marechal Hermes
Ferry-Boat (Belém-Marajó)
Terminal Turístico da Estação das Docas - av. Boulevard Castilhos França

Cultura e turismo

Atrações turísticas

Bioparque Amazônia
Complexo Ver-o-Peso
Complexo Feliz Lusitânia
Estação das Docas
Estádio Olímpico do Pará (1978)
Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Orla de Icoaraci
Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves
Mangal das Garças
Museu Paraense Emílio Goeldi
Parque da Residência
Planetário Sebastião Sodré da Gama
Ver-o-Rio
Bondinho de Belém
Theatro da Paz
Casa das Onze Janelas

Especialidades culinárias

A cozinha belenense tem forte influência indígena. Possui pratos típicos como: pato no tucupi, o tacacá, a maniçoba, entre outras delícias como o açaí. Há quem diga que o sabor dos peixes e das frutas é realmente diferente. Os elementos encontrados na região formam a base de seus pratos. Com mais de uma centena de espécies comestíveis, as frutas regionais podem ser encontradas no Ver-o-Peso, feiras livres, mercados e supermercados do município de Belém; elas são responsáveis diretas pelo sabor das sobremesas que enriquecem a mesa paraense.

Destacam-se: açaí, bacaba, cupuaçu, castanha-do-pará, bacuri, pupunha, tucumã, muruci,
piquiá e taperebá.

Ritmos musicais

Os ritmos mais populares são o brega do Pará, carimbó, lundu, siriá, a marujada.

Mercados

Mercado do Ver-o-Peso (1688): na área da Cidade Velha e diretamente às margens da baía do Guajará, abastece a cidade com produtos alimentícios do interior paraense, fornecidos pricipalmente por via fluvial. O posto fiscal criado em 1688 no porto do Piri que, a partir de então foi popularmente denomindo lugar de Ver-o-Peso, deu origem ao nome do mercado, já que era obrigatório ver o peso das mercadorias que saiam ou chegavam à Amazônia, arrecadando-se os impostos correspondentes.

Mercado de São Brás (1911): na Praça Floriano Peixoto, próximo à antiga Estação de Ferro de Bragança.

Museus

Museu Paraense Emílio Goeldi
Corveta Museu Solimões
Museu das Onze Janelas (artistas brasileiros do século XX)
Museu da Primeira comissão Demarcarora de Limites
Museu da Santa Casa de Misericórdia
Museu da Universidade Federal do Pará
Museu de Gemas do Pará
Museu de Artes de Belém
Museu de Arte do CCBEU
Museu de Artes Populares
Museu de Arte Sacra do Pará
Museu do Círio
Museu do Estado do Pará
Museu do Forte do Presépio
Museu do Judiciário
Museu Naval da Amazônia
Museu do Navegação
Museu do Porto de Belém

Teatros

Teatro da Paz
Teatro Experimental Waldemar Henrique
Teatro Gabriel Hermes
Teatro do SESC
Teatro do Museu Emílio Goeldi
Teatro Margarida Schiwazzapa no CENTUR
Teatro Maria Sylvia Nunes
Teatro Estação Gasômetro

Palacetes

Palácio Antônio Lemos
Palacete Augusto Montenegro
Palacete Bibi Ferreira
Palacete Bolonha
Palácio do Governo
Palácio Lauro Sodré
Palacete Pinho
Palácio Velho de Belém

Monumentos e memoriais

Monumento a Pedro Teixeira
Monumento ao Almirante Tamandaré
Monumento a José da Gama Malcher
Monumento a Lauro Sodré
Monumento a República
Memorial dos Povos.Monumento ao Frei Dom Caetano Brandão
Monumento ao General Gurjão
Monumento da Cabanagem
Monumento Carlos Gomes
Monumento do Índio
Monumento João Paulo Gaia
Memorial da Cabanagem
Memorial Magalhães Barata
Memorial do Porto
Memorial dos Povos
Memorial dos Povos Indígenas
Solar Barão do Guajará
Solar Barão do Guamá
Solar da Beira

Praças

Praça Batista Campos.A capital paraense é famosa por suas belas praças, amplas e arborizadas, algumas possuem um requinte europeu invejável.A cidade é bem servida de praças e outras áreas verdes. Hoje existem na cidade 236 praças e entre elas, as principais são:

Praça da República- é uma das mais antigas e a mais importante do município, sendo que ao seu redor funcionam o Teatro da Paz e o Teatro Experimental Waldemar Henrique, além do Núcleo de Artes da UFPA e o Bar do Parque. Na praça existem diversas Mangueiras e todos os fins de semana, realizam-se manifestações culturais e uma variada feira de artesanato

Praça Batista Campos
Praça Rui Barbosa
Praça do Relógio
Praça do Pescador- É um grande espaço popular que embeleza o Complexo Ver-o-Peso,
localizada em frente à Baía do Guajará.
Praça Santuário
Praça Amazonas
Praça Princesa Isabel (Terminal Turístico)
Praça Magalhães Barata
Praça Maestro Valdemar Henrique
Praça Dom Pedro II
Largo das Mercês

Centros históricos

Cidade Velha - conhecido como Centro Histórico de Belém, o local tem como característica principal a herança arquitetônica do período Brasil-Colônia. O bairro é um dos maiores referenciais do patrimônio histórico e cultural do Pará. O bairro nasceu com a construção do Forte do Presépio, hoje chamado Forte do Castelo, construído a mando da Coroa portuguesa, no início do século XVI. Na Cidade Velha surgiu a primeira rua de Belém, a rua da Ladeira, que liga a Feira do Açaí ao Largo da Sé e onde se encontram bares e restaurantes antigos e simples. Outro lugar famoso do bairro é a Praça do Relógio, onde se localiza um relógio inglês levantado na década de trinta, com seus 12 metros de altura. Nela também está localizada a Catedral Metropolitana, a praça Dom Pedro II, igreja das Mercês e o prédio da prefeitura.
Engenho Murucutu - Ruínas do antigo engenho de cana-de-açúcar prospero, móvido a vapor, que contava com muitos escravos. Foi destruído à época da Cabanagem, construído no século XVIII. Destacando-se a Capela de Nossa Senhora da Conceição 1711, em estilo neoclássico, cuja obra é atribuída a Antonio Giuseppi Landi.

Praias e balneários próximos de Belém

Ilha de Cotijuba - Praia do Vai-Quem-QuerIlha de Mosqueiro
Ilha do Marajó (Soure (Pará), Salvaterra, Joanes, Pesqueiro) com acesso aéreo e marítimo
Ilha de Caratateua
Ilha de Cotijuba
Salinópolis
Ilha de Algodoal
Bragança
Alter do Chão no município de Santarém, oeste do estado (acesso aéreo e marítimo)
Marudá no município de Marapanim (acesso rodoviário)
Salvaterra - Localizada na Ilha de Marajó, local com belas prais de rios, as margens da Baia de marajó, saídas a partir do porto de Belém e de Icoaraci, através de balsa e barco, tempo estimado de travessia é de três horas, vale a pena conferir!
Beja no município de Abaetetuba, com acesso rodoviário e marítimo.

Futebol

Estádio Olímpico do Pará.Os principais clubes de futebol são Clube do Remo e Paysandu Sport Club, conhecidos por sua rivalidade. Outro tradicional clube de futebol do Pará é a Tuna Luso Brasileira, fundada pela comunidade portuguesa de Belém. Também existem outros grupos menores que disputam o campeonato, como o Abaeté Futebol Clube, o Clube Municipal Ananindeua o Águia de Marabá Clube, e o Castanhal Esporte Clube .

Remo vs. Paysandu é o clássico da cidade de Belém, conhecido como Re-Pa: estes dois clubes se confrontam desde 10 de junho de 1914 (Remo 2 a 1) . Nenhum outro clássico do Brasil foi jogado tantas vezes quanto este, com quase 700 edições, e é considerado o maior clássico da Região Norte do Brasil.

Segundo o arquiteto do estádio Mangueirão, o estádio em si precisaria apenas de pequenos ajustes para receber a Copa do Mundo de 2014. A arena teve uma ampla reforma concluída em 2002, que seria um ponto forte para atender as exigências da Fifa. Um ponto fraco seria a dificuldade de acesso.

Religião

Nossa Senhora de Nazaré.O município sedia a festa religiosa com a maior procissão do Brasil, o Círio de Nazaré, que acontece anualmente no segundo domingo de outubro e que reúne cerca de dois milhões de fiéis. O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do Brasil, além de ser a maior festa cristã do planeta, sendo celebrada desde 1793, no município de Belém do Pará. O Círio é realizado anualmente, no segundo domingo do mês de Outubro. As etapas da celebração Atualmente as manifestações de devoção profanas e religiosas estendem-se por quinze dias, durante a chamada quadra Nazarena. Entre os pontos altos dessa manifestação, destacam-se:

A Romaria Fluvial
A Romaria Rodoviária
A Moto-Romaria
Transladação
A Procissão do Círio
O Círio própriamente dito
Recírio

Igrejas

Basílica Santuário Nossa Senhora de NazaréIgreja Nossa Senhora das Graças (Catedral da Sé ou Catedral Metropolitana)
Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré
Santuário de Fátima
Igreja Nossa Senhora Mercês
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Igreja Nossa Senhora da Trindade
Igreja São Francisco
Igreja São José de Queluz
Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Igreja São João Batista
Igreja de Sant'Ana
Igreja Santo Antônio
Igreja do Pão de Santo Antônio
Igreja dos Capuchinhos
Igreja Santo Alexandre
Igreja São Domingos de Gusmão
Igreja São Judas Tadeu
Igreja de São Raimundo
Capela da Ordem Terceira de São Francisco
Capela de Santo Antônio
Capela de São João Batista
Capela do Nosso Senhor Jesus dos Bons Passos
Capela Nossa Senhora da Graça

Educação

Universidades

Públicas
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (CEFET/PA)

Privadas
Faculdade Pan-Amazônica (FAPAN)
Faculdade Ideal (FACI)
Universidade da Amazônia (UNAMA)
Centro Universitário do Pará (CESUPA)
Faculdade Integrada Brazil-Amazônia (FIBRA)
Faculdade do Pará (FAP)
Faculdade Ipiranga - Faculdade do Colégio Ipiranga
Faculdade Estudos Avançados do Pará (FEAPA)
Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM)
Faculdade de Tecnologia da Amazônia (FAZ)
Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ)
Faculdade de Belém (FABEL)

Bibliotecas

Biblioteca Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (IPHAN)
Biblioteca Irmãos Guimarães
Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará
Biblioteca Clara Galvão
Biblioteca Pública Arthur Vianna (1871)
Biblioteca Municipal Avertano Rocha

Economia

Centros comerciais

Belém Shopping Iguatemi
Castanheira Shopping Center
Boulevard Shopping Center
IT Center
Shopping São Brás
Metropolitan Tower
New Shopping

Ver o mapa e satélite da cidade de Belém, em tela cheia ...

Municipios Próximos

Barcarena - PA | Dist. linha reta: Km.
Ananindeua - PA | Dist. linha reta: Km.
Bujaru - PA | Dist. linha reta: Km.
Marituba - PA | Dist. linha reta: Km.
Benevides - PA | Dist. linha reta: Km.
Ponta de Pedras - PA | Dist. linha reta: Km.
Santa Bárbara do Pará - PA | Dist. linha reta: Km.
Santa Isabel do Pará - PA | Dist. linha reta: Km.
Abaetetuba - PA | Dist. linha reta: Km.
Inhangapi - PA | Dist. linha reta: Km.
Moju - PA | Dist. linha reta: Km.
Santo Antônio do Tauá - PA | Dist. linha reta: Km.
Salvaterra - PA | Dist. linha reta: Km.
Soure - PA | Dist. linha reta: Km.
Terra Alta - PA | Dist. linha reta: Km.
Muaná - PA | Dist. linha reta: Km.
Colares - PA | Dist. linha reta: Km.
Castanhal - PA | Dist. linha reta: Km.
Acará - PA | Dist. linha reta: Km.
Cachoeira do Arari - PA | Dist. linha reta: Km.
São Domingos do Capim - PA | Dist. linha reta: Km.
Igarapé-Miri - PA | Dist. linha reta: Km.
Vigia - PA | Dist. linha reta: Km.
São Francisco do Pará - PA | Dist. linha reta: Km.
Santa Maria do Pará - PA | Dist. linha reta: Km.
São Caetano de Odivelas - PA | Dist. linha reta: Km.
Concórdia do Pará - PA | Dist. linha reta: Km.
São Miguel do Guamá - PA | Dist. linha reta: Km.
São João da Ponta - PA | Dist. linha reta: Km.
Igarapé-Açu - PA | Dist. linha reta: Km.

Bairros

Bairros da cidadeCep inicialCep final
Aeroporto (Mosqueiro) 66.915-000 66.915-899
Água Boa (Outeiro) 66.843-000 66.843-899
Águas Lindas 66.690-000 66.690-899
Águas Negras (Icoaraci) 66.822-000 66.822-899
Agulha (Icoaraci) 66.811-000 66.811-899
Ariramba (Mosqueiro) 66.919-000 66.919-899
Aurá 66.691-000 66.691-899
Baía do Sol (Mosqueiro) 66.921-000 66.921-899
Barreiro 66.117-000 66.117-899
Batista Campos 66.015-040 66.045-590
Bengui 66.630-000 66.630-899
Bonfim (Mosqueiro) 66.927-000 66.927-899
Brasília (Outeiro) 66.845-000 66.845-899
Cabanagem 66.625-000 66.625-999
Campina 66.010-000 66.019-899
Campina de Icoaraci (Icoaraci) 66.813-000 66.813-899
Canudos 66.070-000 66.090-480
Carananduba (Mosqueiro) 66.923-000 66.923-899
Caruara (Mosqueiro) 66.929-000 66.929-899
Castanheira 66.645-000 66.645-899
Chapéu Virado (Mosqueiro) 66.913-000 66.913-899
Cidade Velha 66.015-250 66.023-840
Condor 66.032-000 66.065-790
Coqueiro 66.650-000 66.823-699
Cremação 66.030-670 66.065-830
Cruzeiro (Icoaraci) 66.810-000 66.810-699
Curió-Utinga 66.610-000 66.610-899
Farol (Mosqueiro) 66.916-000 66.916-899
Fátima 66.060-005 66.090-363
Guamá 66.045-390 66.079-400
Itaiteua (Outeiro) 66.842-010 66.842-410
Jurunas 66.023-240 66.065-130
Mangueirão 66.640-000 66.640-890
Mangueiras (Mosqueiro) 66.912-000 66.912-899
Maracacuera (Icoaraci) 66.815-000 66.815-899
Maracajá (Mosqueiro) 66.911-000 66.911-899
Maracangalha 66.110-000 66.110-899
Marahu (Mosqueiro) 66.931-000 66.931-899
Marambaia 66.615-000 66.623-899
Marco 66.070-025 66.095-810
Miramar 66.119-000 66.119-899
Murubira (Mosqueiro) 66.918-000 66.918-899
Natal do Murubira (Mosqueiro) 66.917-000 66.917-999
Nazaré 66.035-000 66.060-480
Paracuri (Icoaraci) 66.814-000 66.814-599
Paraíso (Mosqueiro) 66.925-000 66.925-899
Parque Guajará (Icoaraci) 66.821-000 66.821-899
Parque Verde 66.633-000 66.635-999
Pedreira 66.080-000 66.087-840
Ponta Grossa (Icoaraci) 66.812-000 66.812-599
Porto Arthur (Mosqueiro) 66.918-540 66.918-600
Praia Grande (Mosqueiro) 66.914-000 66.914-899
Pratinha (Icoaraci) 66.816-000 66.816-899
Reduto 66.053-000 66.060-730
Sacramenta 66.083-010 66.123-899
São Brás 66.040-070 66.095-830
São Clemente 66.643-000 66.643-899
São Francisco (Mosqueiro) 66.920-000 66.920-899
São João do Outeiro (Outeiro) 66.840-005 66.840-899
Souza 66.613-000 66.613-899
Sucurijuquara (Mosqueiro) 66.933-000 66.933-899
Tapanã (Icoaraci) 66.825-000 66.833-899
Telégrafo Sem Fio 66.050-080 66.115-430
Tenoné 66.820-000 66.820-899
Terra Firme 66.070-010 66.079-840
Umarizal 66.050-000 66.063-300
Una 66.652-000 66.652-300
Val-de-Cães 66.115-211 66.617-899
Vila (Mosqueiro) 66.910-000 66.910-899